Aprenda a fazer E-mail Marketing e melhore a relação com seus clientes

Com certeza você já recebeu aqueles e-mails de com oferta de algum produto. No marketing digital esses e-mails são chamados de e-mail marketing. Quando o e-mail começou a ser utilizado pelas pessoas, receber esse tipo de mensagem era considerado spam ou propaganda enganosa, mas como passar os anos – e graças à evolução do marketing – ele começou a ser utilizado para melhorar a relação entre marca e cliente.

A função do e-mail marketing
é levar um conteúdo personalizado para os seus leads e clientes. Seja com
promoções de produtos, novidades, sugestões de compra e tantas outras opções. O
e-mail marketing pode ajudar na divulgação dos produtos e melhorar a interação
dos clientes com a marca.

Para isso, você precisa ter uma base de leads pronta para dar início ao e-mail. Mas o que é isso? Os leads são futuros clientes da sua marca que já te passaram e-mail e informações complementares. Com essas informações você consegue segmentar os e-mails e oferecer aquilo que ele deseja. (saiba mais sobre como gerar leads para o seu negócio)

Caso você ainda não tenha
leads, crie e ofereça algum conteúdo que fique disponível para download no seu
site, e em troca os interessados deixam o e-mail para ter acesso ao conteúdo.
Se a sua marca já for ativa nas redes sociais, você também pode pensar em
alguma campanha que desperte o interesse nas pessoas para cadastrarem seus
e-mails.

Com uma boa base de leads
você já consegue dar início à primeira campanha de E-mail Marketing da sua
empresa.

Tipos de E-mail Marketing

Email de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas funciona
como uma apresentação. Por mais que a pessoa já conheça um pouco da sua marca,
é legal fazer uma apresentação bonita para deixá-lo entusiasmado para o próximo
e-mail.

Uma boa opção para esse e-mail,
também pode ser oferecer algum desconto especial como cupom de desconto tipo
“primeiracompra”. Isso pode fazer com que ele se interesse ainda mais em
conhecer os seus produtos e faça a sua primeira compra.

Email de oferta de produtos

O e-mail promocional não
remete a sempre ter promoções, mas sim, seleções de produtos que possam ser do
interesse do lead. Este formato é para sua marca ofertar um produto ao lead e
não necessariamente precisa ser com um valor promocional.

Geralmente, os produtos
que são enviados em e-mails promocionais são aqueles que mais chamam a atenção
dentre as opções.

Email com mensagens especiais

Os aniversários dos seus
leads podem ser ainda mais especiais se você souber trabalhar. Ofereça um cupom
de desconto ou até um brinde especial.

Email de divulgação de conteúdos

Além de oferecer
produtos, você também precisa oferecer conteúdos diferenciados para os leads.
Pense que, se o lead ofereceu seu e-mail para saber mais sobre a sua marca, ele
não quer ver somente produtos e promoções. Ele deu o primeiro passo, agora sua
marca precisa nutri-lo com conteúdos relevantes.

Use esse espaço para
convencer o lead de que a sua marca é a melhor opção para resolver a
necessidade dele. E você pode fazer isso de diversas formas: trabalhe com um
blog para falar sobre assuntos relacionados, produza conteúdos em vídeos,
campanhas, brindes exclusivos (exemplo: calendário para imprimir, wallpaper
apenas para clientes) e várias outras opções.

Como o e-mail marketing deve ser?

Todo e-mail começa pelo
assunto, elabore um título que chame a atenção do lead a tal ponto que o faça
abri-lo. Use palavra que gere interesse e mostre credibilidade no assunto.

O texto do e-mail precisa
ser claro e objetivo, sem informações desnecessárias! É importante intercalar
texto e imagens para que não fique com uma aparência feia. O e-mail também não
pode conter somente imagens, isso faz com que ele seja considerado um spam e
acabe não chegando até o seu destinatário.

Atente-se a frequência do e-mail marketing

Você, como cliente de uma
marca, não gostaria de receber e-mail todos os dias, certo? Então se atente a
frequência. Ter uma quantidade exagerada de e-mails na caixa de entrada faz com
que as pessoas fiquem irritadas e se descadastrem.

Seu negócio precisa ter
uma frequência, mas que ela não seja exagerada.

Para entender a
preferência dos seus leads nesse sentido, você pode ir avaliando o retorno
desses e-mails em compras e também em descadastros.

Como fazer o email marketing acontecer

Existem plataformas e ferramentas específicas para o trabalho de email marketing. Você pode programar e configurar as mensagens de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Caso não tenha ninguém em sua empresa para fazer esse trabalho, contrate uma agência especializada em email marketing para extrair os melhores resultados das suas campanhas.

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